Histórico das normas jurídicas internacionais e nacionais que fundamentam a responsabilidade do contador; i. Papel do regulamento nº 1725/2003 do Parlamento Europeu e do IFRS (International Financial Reporting Standards); ii. Papel da Lei nº 10.406 (Código Civil Brasileiro); iii. Papel da Lei nº 12.249/2010; iv. Papel da Lei nº 14.063//2020; Contextualização destas normas jurídicas na atualidade.
Programação
1. Introdução:
a. Histórico das normas jurídicas internacionais e nacionais que fundamentam a responsabilidade do contador;
i. Papel do regulamento nº 1725/2003 do Parlamento Europeu e do IFRS (International Financial Reporting Standards);
ii. Papel da Lei nº 10.406 (Código Civil Brasileiro);
iii. Papel da Lei nº 12.249/2010; iv. Papel da Lei nº 14.063//2020;
b. Contextualização destas normas jurídicas na atualidade;
2. Aspectos jurídicos fundamentais para a compreensão do fenômeno da responsabilidade;
a. Conceito de Responsabilidade Jurídica;
b. Distinção entre responsabilidade tributária, civil e criminal;
3. Áreas jurídicas com potencial para gerar responsabilidade jurídica:
a. Responsabilidade tributária: fundamentos constitucionais, legais e análise de casos concretos;
b. Responsabilidade civil: fundamentos constitucionais, legais e análise de casos concretos;
c. Responsabilidade criminal: fundamentos constitucionais, legais e análise de casos concretos;
4. Área regulatória/profissional com potencial para gerar responsabilidade administrativa e/ou jurídica;
a. Conceito de Responsabilidade Técnica/Ética/Profissional;
b. Normas que regulamentam a Responsabilidade Técnica/Ética/Profissional;
c. Requisitos, consequências e penalidades da atribuição da Responsabilidade Técnica/Ética/Profissional;
5. Temas relevantes, atuais e os caminhos possíveis para mitigação do risco de responsabilização;
c. A contabilidade na era digital:
i. Lei Geral de Proteção de Dados, sob à ótica do cliente e sob à ótica do profissional e dos escritórios de contabilidade;
ii. eSocial e obrigações acessórias;
iii. Assinaturas digitais/eletrônicas, documentos eletrônicos e a comunicação com o cliente e prepostos via aplicativos de mensagens;
d. Traçando soluções e caminhos: i. O compliance na área contábil;
ii. As relações com terceiros/clientes (contratos, cláusulas protetivas, cuidados);
iii. As relações com pessoal interno (contratos, cláusulas preventivas, cuidados);